11 de outubro de 2016

Plantas: Amora

Amoras, por algum motivo a unica fruta que me parece mais deliciosa se cultivada em casa do que comprada em supermercados, e por ser uma fruta rustica, cresce relativamente fácil em qualquer solo. até mesmo aqui em São Paulo é possível encontrar parques com amoreiras crescendo e dando frutos.
Suas folhas servem como o principal alimento do bicho da seda antes de virarem casulos, sendo importantes na produção do tecido.

Cultivo:
Se desenvolve melhor em locais frios e úmidos preferindo climas temperados e subtropicais com temperaturas em torno de 24° à 28°C, mas pode crescer muito bem no nosso clima.
Costuma se propagar através de estaquia, algumas plantações aproveitam os galhos das podas de inverno para dar origem a novas mudas, por causa disso a amoreira costuma ser plantada entre abril e o inicio de agosto.
É uma planta que se adapta à vários tipos de solo, dando preferencia aos profundos e rejeitando solos que encharcam com facilidade. Não necessita de rega frequentes, apenas o suficiente para manter a umidade do solo, caso as chuvas não deem conta.

Medicinal:
Popularmente suas folhas podem ser usadas para combater febre, diabete, desinfeccionar pulmões e aliviar problemas respiratórios, alem de funcionar como analgésico, antibacteriano e anti-inflamatório.
Seus frutos servem como tônico para o sangue, laxante e podem aliviar ulceras e vertigem, já o gargarejo feito com o suco da fruta pode ser usado para tratar dores de garganta, a casca age como anti-inflamatório, diurético, expectorante e dilatador bronquial
Ramos de amora negra costumam ser usados para tratar hipertensão, enquanto as raízes são usadas contra solitária.

Culinário:
Por possuir frutos doces, pode ser usada para fazer geleias, pudins, vinhos, coberturas e recheios de de sobremesas como bolos, tortas, sorvetes e iogurtes, ou então ser comida ao natural.
A amora também é um ingrediente popular na cozinha funcional devido aos benefícios que trás para o corpo.

Magia:
Como a maioria das frutas vermelhas a amora é usada em feitiços de amor, paixão e sedução, principalmente ligados à sensualidade feminina.
Suas folhas podem ser queimadas durante rituais esbats de lua crescente a fim de aumentar a intuição e dons psíquicos.







Fontes:
http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2014/10/como-plantar-amora.html
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/amora-amoreira.html
http://wiccabruxariaemagia.blogspot.com.br/p/feitico-para.html
http://oficinadasbruxas.com/?s=amora
http://chasbrasil.com/cha-de-amora/
http://entretenimento.band.uol.com.br/diadia/receita.asp?n=Conhe%C3%A7a-os-benef%C3%ADcios-da-amora&r=20104

Nenhum comentário:

Postar um comentário