6 de dezembro de 2016

Plantas: Hortelã

A hortelã é uma planta de folhas macias e levemente aveludadas de origem na Asia, mas por ser uma especiaria se popularizou pelo mundo e hoje é usada como tempero, aromatizante, ou erva medicinal. Conta uma lenda que existia uma ninfa amada por Plutão chamada Minthe se transformou nessa planta para fugir da esposa dele, Perséfone, em outras versões a própria Perséfone teria transformado a ninfa em hortelã para se vingar.

Cultivo:
A maioria das especies de hortelã são plantas de clima temperado, embora algumas tolerem locais de climas quentes como é o caso da Mentha arvensis. O local de plantio pode ser tanto ensolarado quanto em sombra parcial, e deve ser protegido do vento que pode prejudicar as planas. O solo deve ser fértil e rico em matéria orgânica, sendo irrigado de maneira que permanecesse sempre úmido.

A maneira mais aconselhável de propagação é através de rizomas retirados de plantas fortes e saudáveis, a colheita pode ser feita quando as plantas estiverem bem desenvolvidas e florescendo, já que seu sabor e aroma se tornam mais intensos nesse época.

Medicinal:
Possui propriedades antiespasmódicas, carminativas e expectorantes, podendo ser usada para combater casos de indigestão, flatulência, dores estomacais, caibras e problemas nas vias respiratórias.

É eficaz no alivio de dores menstruais e por ser antisséptico e analgésico, sua infusão da planta misturada como azeite de oliva é usada para limpar feridas e queimaduras evitando que infecione.
O chá ajuda a ter uma noite de sono relaxante e por ter um aroma agradável e refrescante é excelente contra o mal hálito.

Culinário:
Usada tanto para dar um sabor refrescante à coquetéis e drinks quanto para temperar pratos salgados como quibes, peças de carne e saladas, combinando muito bem com legumes, vegetais folhosos e leguminosas.

Diferentemente de ervas como tomilho ou louro, a hortelã costuma ser utilizada fresca já que o processo de desidratação a faz perder parte de seu sabor e aroma, e ao cortar as folhas lembre-se de fazer isso na hora, pois se forem picadas com antecedência irão oxidar mais rápido.

Magia:
Regida pelo planeta Mércurio, a hortelã pode ser usada em feitiços ligados à mente, à saúde, à proteção, ao dinheiro e ao exorcismo, sendo um simbolo de amor, amizade e hospitalidade.

Ela é conhecida por cortar o mau olhado e a inveja atraindo energias positivas, algumas pessoas colocam essa erva na cabeceira da cama para evitar a insonia ou embaixo do travesseiro para ter sonhos proféticos, alem disso ela pode ser utilizada em encantamentos para se proteger contra a magia negra.

Fontes:
http://hortas.info/como-plantar-hortel%C3%A3
https://melhorcomsaude.com/propriedades-medicinais-hortela/
http://www.uai.com.br/app/noticia/gastronomia/2013/11/18/noticias-gastronomia,148629/amplamente-utilizada-em-todos-os-continentes-a-hortela-e-indispensavel-em-qualquer-cozinha.shtml
http://oficinadasbruxas.com/tag/hortela/
http://magiasefaznacozinha.blogspot.com.br/2012/10/hortela.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/hortela/hortela-4.php
http://aromasvitais.blogspot.com.br/2012/10/aromaterapia-e-astrologia_20.html
http://fogoprateado-matilda.blogspot.com.br/2008/05/ervas-mgicas.html
http://bearomatic.com/loja-online/categoria/planta-bio-em-vaso/hortela-vulgar/

Um comentário:

  1. Acho que é importante nós sabermos sobre algumas ervas e seus efeitos sobre nós,medicinais principalmente,pois ainda existem algumas tribos no Brasil,que usam plantas medicinais para curar doenças,acho que precisamos saber,pois acho mais agradável tomar um chá ao invés de tomar um remédio!

    ResponderExcluir