29 de janeiro de 2017

Contos: Os doze trabalhos de Hércules, Os estábulos de Augias

Euristeu percebeu que nenhum monstro ou criatura seria páreo para a força de Hércules, então ele resolveu dar tarefas que exigissem outras habilidades, como quinta tarefa o herói deveria limpar os estábulos do rei Augias da Élida em apenas um dia, caso falhasse ele nunca deveria retornar á Micenas ficando em Élida para sempre.

Apesar de parecer uma tarefa simples, o rebanho do rei Augias possuía cerca de 300 touros negros de patas brancas, 200 touros vermelhos, 12 brancos e um dourado, alem de vários cavalos, cabras e ovelhas. Em mais de 30 anos, nem os estábulos ou o pasto foram limpos e todos os dias dezenas de pastores organizavam o enorme rebanho em meio ao esterco e fedor.

Hércules não mencionou as ordens de Euristeu, apenas disse que limparia os estábulos em um dia se o rei lhe desse um decimo do seu melhor rebanho, duvidando da capacidade do herói de cumprir o combinado Augias aceitou a aposta.

Para limpar o estabulo Hércules derrubou o muro que protegia os estábulos e mudou o curso dos rios Alfeu e Peneu cavando grandes valas com as próprias mãos. Em pouco tempo a água do rio lavou os estábulos carregando o esterco para os pastos e adubando a região.

Quando Augias descobriu que Hércules havia recebido ordens de Euristeu, se recusou a pagar o combinado, Hércules então exigiu um julgamento que teve como testemunha o filho de Augias, Fileu. O jovem temendo a ira do herói, falou a verdade fazendo com que seu pai tivesse que pagar o combinado, por causa disso Fileu acabou sendo banido.

Por ter sido pago para limpar os estábulos e ter usado as correntezas de um rio, Euristeu não considerou esse feito como uma tarefa

Fontes:
http://mitographos.blogspot.com.br/2015/11/hercules-augias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário