22 de janeiro de 2017

Mitologia: Grifo

Uma fera que foi usada por deuses para guardar lugares e riquezas, como a cratera de vinho de Dionísio ou os tesouros de Apolo. São um pouco mais agressivos que os hipogrifos e possuem um ódio mortal por basiliscos.


Origem:
Dizem que as primeiras lendas sobre grifos surgiram no Oriente Médio, ele é descrito como a união entre os dois animais que dominam a terra e o ar, isso porque a águia é considerada a rainha das aves enquanto o leão é considerado o rei dos animais, por causa disso o grifo é visto como um animal majestoso.

Características:
Geralmente possui cabeça e asas de águia enquanto o resto do corpo se assemelha a um leão, mas alguns podem ter garras dianteiras de águia ou até mesmo cauda de serpente, outras lendas contam que apenas as fêmeas possuíam asas, os grifos machos tinham apenas espinhos nas costas sendo incapazes de voar.
Algumas pessoas acreditavam que suas garras tinham propriedades medicinais e suas penas podiam curar o cegos

Hábitos:
Seus ninhos são feitos de ouro e costumam ser construídos próximos a tesouros, dizem que a casca de seus ovos também são feitas de ouro ou então ágata. grifos são extremamente leais a seus parceiros e quando um deles morre o outro permanece a vida inteira sozinho.

Antigamente se acreditava que cavalos tinham muito medo dessa criatura, pois os grifos se alimentavam principalmente de carne de cavalo, no entanto da união de um grifo e uma égua nascia um hipogrifo o que sugere que nem todos os grifo devoravam cavalos.

Fraquezas:
Uma lenda medieval conta que Alexandre, o Grande conseguiu capturar um casal de grifos amarrando e os deixando sem comida por certo tempo, depois disso ele amarrou um pedaço de carne na ponta de uma vara e a usou para conduzir as criaturas enquanto voava, na esperança de conseguir doma-los.
Dizem que sua rivalidade mortal com os basiliscos se deve ao fato de que mesmo sendo considerado o "rei da terra e do ar" os grifos poderiam ser mortos pelo olhar de um basilisco, desse modo os basiliscos seriam as únicas criaturas capazes de matar um grifo.

Fontes:
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2012/09/grifo.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grifo
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Grifo

Nenhum comentário:

Postar um comentário