9 de fevereiro de 2017

Amuletos: escaravelho

No antigo Egito muitos animais eram considerados sagrados, o chacal, os gatos, os crocodilos, o escaravelho é um deles, ele costumava representar o deus responsável por levar o sol pelos céus durante o dia.
Origem:
Os egípcios os associavam ao deus Khepri (um deus com cabeça de escaravelho). Com o tempo esse deus passou a representar uma das formas do deus sol, Rá.

Os escaravelhos fazem seu ninho usando matéria morta, geralmente estrume, dessa bola saíam os filhotes, isso fez com que os escaravelhos se tornassem a representação da reencarnação e da vida surgindo da morte, alem disso o ato de rolar seus ninhos em forma de bola foi associado ao movimento do sol.


Função:
As pessoas usavam um escaravelho para trazer proteção e vida longa, ele também protegia o coração do falecido, os egípcios acreditavam que quando eles morriam seus corações eram colocados em uma balança, de um lado o coração, e do outro uma pena, se o coração fosse mais leve que uma pena eles iriam voltar a vida

Como é usado:
Alguns escaravelhos possuíam frases, rituais, nome de deuses ou do próprio faraó. Como sua principal função era proteger o coração do faraó durante o julgamento após a morte, ele costumava ser colocado sobre o coração da múmia.
Hoje em dia ele é usado na forma de colar, broche ou pingente.

Fontes:
http://antigoegito.org/?p=193
http://jardimdelotus.blogspot.com.br/2006/03/escaravelho-smbolo-egipcio-da.html
http://agendaesoterica.blogspot.com.br/2010/11/o-escaravelho-amuleto.html

Um comentário: