26 de fevereiro de 2017

Contos: Os doze trabalhos de Hércules, O Touro de Creta

Euristeu estava começando a ficar sem idéias, já que todos os monstros de Peloponeso haviam sido derrotados pelo herói. Então ele resolveu mandar Hércules para a ilha de Creta alem do mar, sua tarefa seria capturar o Touro de Creta vivo.

Naquela época o rei Minos havia feito um acordo com Poseidon, sua sucessão ao trono estava sendo questionada então Minos pediu que o deus enviasse um sinal de sua legitimidade através do mar. Poseidon enfiou um belo touro branco com chifres de ouro e cascos de bronze, como agradecimento, aquele touro deveria ser sacrificado em nome do deus.

Encantado pela beleza do animal, Mino resolveu colocar o touro junto com o resto do seu rebanho, quando chegou a hora do sacrifício o rei de Creta sacrificou um touro comum. Isso enfureceu o deus do mar fazendo com que o animal se tornasse extremamente violento e começasse a devastar a ilha. Minos ficou muito feliz quando Hércules pediu permissão para levar o touro embora.

No momento em que a fera viu o herói, avançou com tudo para cima dele com a cabeça abaixada e os chifres apontados para frente. Hércules no entanto não se moveu até o ultimo segundo quando se jogou para o lado fazendo com que o touro errasse o alvo e se esborrachasse no chão.

O animal rapidamente se levantou e correu novamente em direção ao herói. Dessa vez Hércules segurou o animal pelos chifres e abaixou sua cabeça até encostar no chão, os dois ficaram assim até que o touro se cansou.

Para domar o animal Hércules usou uma corda resistente e montado no touro ele atravessou o mar de volta até Micenas. Euristeu ficou tão encantado com o touro que queria sacrifica-lo em nome de Hera, a deusa porém recusou o sacrifício, já que o touro pertenceu a um dos filhos bastardos de Zeus, então o rei de Micenas permitiu que o animal fosse libertado.

Fontes:
http://mitographos.blogspot.com.br/2015/11/hercules-os-doze-trabalhos-o-touro-de.html
https://mitologiahelenica.wordpress.com/tag/touro-de-creta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário