19 de fevereiro de 2017

Mitologia: Deuses Africanos

Sim, eu sei que deuses egipcios também deveriam ser considerados deuses africanos, mas eu queria fazer um post com os deuses que deram origem à umbanda e ao candomblé brasileiro.
Enquanto os deuses egipcios vem da parte leste da Africa, os Orixás tiveram origem na parte ocidental, mais precisamente na Nigéria e no Benin.

Dizem que antes da criação do mundo Oxalá foi o primeiro ser criado por Olorum, o deus supremo que lhe deu a tarefa de criar o mundo. Oxalá porém, sentiu uma enorme sede e acabou adormecendo bêbado após beber um liquido conhecido como vinho de palma. Odudua vendo tal cena, roubou o saco da criação e contou para Olorum o ocorrido, desse modo Odudua recebeu a missão de criar o mundo.

De dentro do saco saiu um punhado de terra que caiu na imensidão do mar formando uma especie de montanha de terra. Odudua então colocou uma galinha de cinco garras para ciscar e expandir a terra sobre as águas, por fim ele colocou um camaleão sobre a terra para amassar e tornar o chão firme.

Quanto a Oxalá, lhe restou o trabalho de modelar o barro e criar os humanos, porém novamente ele se embriagou com o vinho de palma e por causa disso nenhum humano é igual ao outro, alguns eram mais altos, alguns corcundas, e outros eram retirados do forno antes da hora se tornando pálidos ou albinos.

Exu
Mensageiro entre os homens e os orixás, é o deus das encruzilhadas,sendo encarregado tanto de trasportar as oferendas para os deuses e quanto controlar as forças que agem na nossa realidade.

Ogum
Orixá da guerra e do fogo. Conhecido como senhor dos metais, da tecnologia e da forja. Protetor de todos aqueles que usavam ferramentas, principalmente os ferreiros.

Xangô
Orixá dos reis, sendo também chamado de deus dos raios e trovões. Durante sua vida na terra ele se tornou o rei de Oyó, por causa disso seus filhos usam uma coroa quando forem incorporá-lo

Oxumaré
Orixá dos movimentos, sendo algumas vezes representado como uma serpente arco-iris. Ele é o protetor das crianças e do cordão umbilical, pode controlar as chuvas, a fertilidade dos solo e a colheita. Dizem que se um dia ele perder suas forças o mundo acabará.

Oxóssi
Orixá da caça, das florestas e dos animais. Ele é o responsável por trazer alimento aos deuses, além de ser considerado o protetor da natureza, dos acusados e daqueles que buscam justiça

Iemanjá
Mãe de todos os orixás e deusa das águas do mar. Ela cuida do equilíbrio emocional e a loucura, sendo uma deusa maternal e generosa.

Oxum
Deusa das águas doces, da beleza e do amor. É uma deusa vaidosa de grande beleza e riqueza, responsável tanto pelo amor quanto pela gestação das mulheres.

Iansã
Representada como uma deusa guerreira que guia os espíritos dos mortos para o outro mundo. Ela também pode controlar os raios, ventos e tempestades

Oxalá
Aquele que separou o mundo físico do espiritual alem de ter criado os humanos e o principio da vida. É muito respeitado tanto pelos homens quanto pelos outros Orixás. Ele também atende pelo nome de Obatalá, embora esse seja menos comum

Obaluaiê
Orixá das epidemias e da cura. Costuma ser visto como um deus sombrio e severo com aqueles que não o cultuam corretamente, no entanto se mostra bondoso com aqueles que são merecedores.
Ele é representado carregando as marcas de suas doenças, por causa disso, se esconde atrás de um chapéu de palha em forma de manto.

Ossaim
Deus das florestas, curandeiro e guardião das ervas. Ossaim conhece os segredos das florestas e as palavras que ativam o poder de cura das plantas. Para trazer a cura ele costuma ser invocado junto com Obaluaiê.

Fontes:
http://jornalggn.com.br/noticia/os-desconhecidos-deuses-da-mitologia-africana
http://super.abril.com.br/historia/deuses-africanos/
https://africadoladodeka.wordpress.com/2014/06/10/deuses-africanos/
http://contoselendas.blogspot.com.br/2004/10/criao-do-mundo.html
http://www.juntosnocandomble.com.br/2014/08/a-lenda-da-criacao-do-mundo-os-orixas.
http://cernegroacre.blogspot.com.br/2007/01/criao-do-mundo-de-acordo-com-mitologia.html
http://mithxreality.blogspot.com.br/2011/10/os-deuses-da-africa-orixas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário