7 de fevereiro de 2017

Plantas: Amêndoa

A palavra Amêndoa em hebraico significa despertar, pois ela era a primeira árvore a despertar após o inverno e florescer.
Dizem que peixes que vivem em lagos próximos a amendoeiras são muito mais bonitos e saudáveis já que suas folhas servem como tônico para os peixes.

Cultivo:
As amendoeiras são nativas do Oriente Médio, por causa disso não se desenvolvem bem em regiões de climas frios e devem ser plantadas em locais bem ensolarados que não permitam o acumulo de água em volta das raízes.

O melhor período para plantar as sementes é durante o outono para que a planta germine na primavera, plante as sementes cerca de 5cm abaixo do solo se certificando de que a terra abaixo das raízes fique bem solto, você pode misturar um pouco de areia para garantir que o solo tenha uma boa drenagem. As regas podem ser feitas uma vez por semana durante os meses quentes e uma vez a cada 2 semanas depois das estações mais chuvosas.

Algumas amendoeiras precisam de outras árvores para a polinização e formação de frutos. No entanto há uma variedade chamada Garden Prince que é auto-polinizadora indicada para jardins com pouco espaço já que ela atinge apenas 2 metros de altura

Medicinal:
Seu consumo semanal pode reduzir o risco de ataques cardíacos e ajudar perder gordura corporal, pois elas diminuem o nível de colesterol ruim presente no sangue.

Por serem ricas em L-carnitina e riboflavina, podem aumentar a atividade cerebral e melhorar o funcionamento do cérebro diminuindo o risco de doenças como Alzheimer

O leite feito com amêndoas pode ser usado para tratar catarro e inflamações nos brônquios, pulmões ou tosse e inflamações na bexiga.

Culinário:
As lascas podem ser torradas e usadas em saladas e em sobremesas como decoração
A farinha pode ser usada em massas de tortas, biscoitos, vitaminas ou na preparação dos famosos Macarons.

Ela também harmoniza com pratos salgados como carne e peixe servindo como substituição da manteiga e do leite na preparação de molhos.

Magia:
É uma planta regida por Júpiter e Mercurio, seu óleo costuma ser usado nos sabbat de Imbolc, Beltane e Ostara, alem de servir como ingrediente para poções e feitiços relacionados ao amor e à fertilidade.

Suas folhas e frutos também podem servir para atrair dinheiro, algumas pessoas guardam amêndoas em seus bolsos, carteiras ou cofrinhos para que nunca falte dinheiro. Já a sua madeira geralmente é usada em rituais para superar vícios, principalmente o alcoolismo.

Fontes:
http://www.plubee.com/plantar-amendoeiras/
http://www.vix.com/pt/bdm/medicina-alternativa/1265/propriedades-medicinais-da-amendoa
http://gourmetadois.com/ingrediente/amendoas-88.html
http://www.acozinhamedieval.com.br/p/amendoa-arvore-da-familia-das-rosaceas.html
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/amendoeira.html#.WJiOXfkrLIU
http://br.innatia.com/c-rituais-magicos-pt/a-feitico-de-magia-branca-para-atrair-o-amor-6021.html
http://sonhosdeflora.blogspot.com.br/2011/04/amendoas.html
http://www.witchipedia.com/herb:almond
http://www.mistico.com/p/ervas.html
http://www.emporiodasamendoas.com.br/module/stblog/2_curiosidades-das-amendoas.html#.WJikMvkrLIU
https://melhorcomsaude.com/amendoa-fruto-magico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário