21 de fevereiro de 2017

Plantas: Não-Me-Esqueças

Conta uma lenda que um dia um jovem casal estava passeando perto de um rio quando viu um ramo de miosótis na água, o rapaz pensando em presentear a moça com aquelas flores entrou dentro do rio para pegar o ramo, mas acabou sendo levado pelas correntezas.

Antes de desaparecer o jovem gritou: "Não me esqueças!", a partir daquele dia flores de miosótis passaram a crescer nas margens do rio assim ninguém mais morreria tentando pegar as flores, por causa disso a flor ganhou o nome de "Não Me Esqueças"

Cultivo:
Essa planta gosta de temperaturas baixas, por isso, devem ser plantadas em locais de meia sombra, com solo friável e macio. Geralmente a semeadura ocorre no inicio do mês de maio, as regas podem ser feitas a cada dois ou três dias, de modo que a terra permaneça úmida. Também é recomendada a aplicação de fungicidas uma vez por semana.

Medicinal:
Possui propriedades anti-inflamatórias, tônicas e sedativas alem de possuírem flores ricas em potássio. Costumam ser recomendadas para astenia, conjuntivite e afecções nos olhos e ouvidos, no entanto seu uso como planta medicinal deve ter a orientação de um especialista.

Culinário:
Por florescer durante a primavera, o miosótis é usada na Salada de primavera que leva as pétalas da flor, folhas de espinafre, alface, cogumelos champignom e uvas passas. Ela também poderia ser adicionadas em saladas de legumes, frutas, bolos ou sorvetes.

Magia:
Não-Me-Esqueças trazem o significado de amor verdadeiro e fidelidade. Na Europa antiga haviam lendas que atribuíam poderes misticos para essa flor, como por exemplo ser a chave para encontrar tesouros encantados.
Se acreditava que um elixir feito com miosótis poderia aumentar a perspicácia, a memória e a vivacidade. Algumas pessoas as usam em rituais e poções do esquecimento para se libertar do passado

Fontes:
http://pt.infohow.net/10100-premudrosti-vyrashhivanija-nezabudok.html
http://www.ppmac.org/?q=content/mios%C3%B3tis
http://biomiosotis.blogspot.com.br/2007/10/algumas-propriedades-do-miostis.html
http://www.acessa.com/sosabor/busca_receitas.php?c=1109
http://www.acessa.com/sosabor/arquivo/dicas/2002/09/26-flores/
https://ernestina55.wordpress.com/2010/07/01/a-magia-das-flores-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário