12 de março de 2017

Contos: Os doze trabalhos de Hércules, As Éguas de Diomedes

Cansada de ver Hércules triunfar em todas as tarefas, Hera persuadiu Euristeu a enviar o herói até Trácia e trazer as éguas carnívoras de Diomedes.

Diomedes além de ser filho de Ares e assim neto da deusa Hera, era o líder dos Bistônios e tinha o costume de alimentar suas éguas com a carne de seus inimigos ou viajantes perdidos na costa do Mar Negro.

Podargo, Lâmpon, Xanto e Dino eram os nomes das quatro éguas que tinham dentes de bronze, soltavam fogo pelas narinas e de tão descontroladas, precisavam viver acorrentadas no estabulo.

No meio do caminho Hércules passou pela cidade de Feras para se encontrar com seu amigo, o rei Admeto que naquele momento estava prestes a perder suas esposa. Admeto havia recebido do deus Hermes um segundo fio da vida para que caso a vida do rei corresse perigo, alguém poderia trocar de lugar com Admeto morrendo em seu lugar, no entanto, apenas sua esposa Alceste se ofereceu para morrer em seu lugar.

Quando Hércules chegou em Feras foi recebido com um enorme banquete, porém ao perceber que ninguém compartilhava de sua alegria, interrogou um dos servos para lhe contar o que estava acontecendo. Envergonhado por seu comportamento, ele esperou a morte na frente do quarto de Alceste, quando Tanatos, a personificação da morte, chegou, o herói o amarrou com um laço de diamantes e o obrigou a desistir do acordo, salvando a vida de Alceste.

Partindo para Bistônia com um grupo de voluntários, Hércules fez um amizade com um jovem de Lócrida chamado Abderos. O grupo conseguiu rapidamente controlar as éguas, mas quando estavam voltando para o navio, avistaram as tropas de Diomedes.

Hércules pediu para que Abderos cuidasse das éguas enquanto ele enfrentava o exercito de Diomedes, porém Abderos não conseguiu controlar as éguas e acabou sendo devorado enquanto o herói e seus companheiros abriam um canal nas dunas que dava para o mar, inundando a região e matando parte do exercito.

Após capturar Diomedes o herói voltou para Abderos e se enfureceu ao ver seu amigo em pedaços, resolvendo dar Diomedes para as éguas ainda famintas, após devorarem seu antigo mestre, as éguas se tornaram mansas de uma hora para a outra sendo domadas pelo herói. Antes de voltar para Micenas, Hércules deu um enterro digno á Abderos fundando a cidade Abdera ao lado de seu tumulo.

Novamente Euristeu ofereceu o animais para Hera, que recusou e pediu para que o rei soltasse as éguas. Elas vagaram pelas planícies de Micenas até chegarem aos pés do Monte Olimpo onde os deuses enviaram lobos para devorá-las.

Fontes:
http://mitographos.blogspot.com.br/2015/11/hercules-doze-trabalhos-as-eguas-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário