26 de março de 2017

Contos: Os doze trabalhos de Hércules, O Cinturão de Hipólita

Novamente Hera resolveu interferir na a próxima tarefa de Hércules, dessa vez ela sussurrou nos ouvidos de Admete, sacerdotisa e filha de Euristeu, que se ela possuísse o cinturão de Hipólita, a rainha das Amazonas, receberia grande sabedoria e poder. Então Euristeu ordenou que Hércules trouxesse o artefato como sua nona tarefa.


Dizem que o cinto era feito de couro e foi um presente de Ares para a rainha por ser a melhor guerreira entre todas as Amazonas, sabendo disso o herói organizou uma expedição às misteriosas terras ao norte do Cáucaso, próximas ao Mar Negro, onde ficava Temiscira, a capital do reino das Amazonas.

Quando chegaram em Temiscira, para a sua surpresa, foram muito bem recebidos pelas amazonas, até mesmo a rainha estava impressionada com os heróis, Hércules então contou porque estava ali e a rainha ofereceu o cinturão como um presente.

Irritada Hera tomou a forma de um amazona e começou a espalhar boatos dizendo que Hércules e seus companheiros planejavam sequestrar Hipólita.

Aela, a destemida, atirou três fechas que bateram na pele de leão e ricochetearam, Hércules no entanto só precisou lançar uma flecha para matar a amazona. Prótoe, a sanguinária conseguiu matar três companheiros do herói, mas foi morta ao receber um golpe de espada, Hércules matou sete amazonas usando sua clava enquanto Teseu, Telamon, Alceu e Estênelo derrotavam as outras.

A batalha só chegou ao fim quando Hipólita foi morta pela espada de bronze do herói, ele e seus companheiros tomaram o cinturão e abandonaram a cidade deixando as amazonas à própria sorte.

Em outras versões da história as amazonas possuíam três rainhas, Antíope, Melanipe e Hipólita, a guerra começou quando Teseu, um dos companheiros de Hércules, sequestrou a rainha Antíope e a estuprou, para por fim na guerra Hércules capturou a rainha Melanipe e a trocou pelo cinturão.

Voltando para casa o grupo passou por Tróia que estava sacrificando sua princesa para um monstro marinho. Acontece que o rei Laomedonte se recusou a pagar os deuses pela construção das muralhas que protegiam a cidade, por causa disso Apolo enviou uma praga e Poseidon um monstro marinho, que só cessariam suas destruições se Hesíone, a filha de Laomedonte, fosse sacrificada.

Hércules se ofereceu para salvar a princesa em troca de dois corceis brancos que andavam sobre a água. O herói foi engolido pelo monstro mas continuou lutando por três dias até conseguir abri-lo de dentro para fora. O rei no entanto se recusou a pagar e expulsou o herói da cidade, Hércules voltou à Micenas apenas com o cinturão, mas jurou se vingar de Laomedonte.

Fontes:
http://mitographos.blogspot.com.br/2015/11/hercules-os-doze-trabalhos-o-cinturao.html
http://espiraisdotempo.blogspot.com.br/2012/03/mitologia-grega-os-doze-trabalhos-de_19.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário