5 de março de 2017

Mitologia: Selkies

Selkies são seres mitológicos presentes principalmente no folclore irlandês, escocês e finlandês agindo de maneira semelhante ás sereias, kelpies e ao boto-cor-de-rosa.

Origem:
Algumas lendas antigas sugerem que as selkies seriam fadas, anjos caídos ou até mesmo seres humanos condenados a viver como animais até o dia do juízo final. Outras versões contam que elas seriam almas de pessoas que morreram afogadas e uma vez por ano elas teriam permissão para sair do mar e assumir a forma humana.

Características:
Na maior parte do tempo possuem a aparência de uma foca, mas podem retirar suas peles para se tornarem humanas.
Geralmente sua forma humana é de uma jovem donzela de olhos negros como uma foca, extremamente bela e encantadora, mas existem também selkies machos que se tornam belos homens sedutores, os selkies machos são mais raros e só aparecem se uma mulher derramar sete lagrimas de amor na praia.

Hábitos:
Apesar de apreciarem a vida no mar, os selkies costumam retirar suas peles e ir dançar na beira das praias, durante esse período é comum que alguns humanos as vejam dançar e passem uma noite se divertindo com elas, no entanto depois disso elas devem retornar ao mar e só retornar após sete anos, o único modo de fazer com que ela fique é capturando-a.

Fraquezas:
Elas não podem voltar para o mar sem suas peles de foca, por isso se alguém roubar, esconder ou queimar a pele, essa pessoa passa a controlar a selkie podendo se casar com ela.
Embora sejam boas esposas e convivam bem com os humanos, a selkie irá abandonar tudo caso consiga recuperar a sua pele.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Selkie
https://www.etsy.com/market/fantasy_print
http://forgetthefear.blogspot.com.br/2010/10/selkies.html
http://valedomago.blogspot.com.br/2013/03/selkies-lenda-das-mulheres-focas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário