6 de abril de 2017

Amuletos: Olho de Hórus

O olho arrancado de um deus, embora tenham significados e origens diferentes, muitas pessoas confundem o olho de Hórus com o olho da Providência (o olho que tudo vê), mesmo assim isso não impede a possibilidade do olho da providencia ter sido inspirado no olho de Hórus, já que os dois representam os olhos de um deus.

Acho um pouco poético o fato de que o amuleto não era o olho verdadeiro de Hórus, sendo apenas um reflexo do olho restante, assim como a lua reflete o sol

Origem:

O olho de Hórus possui origem no Egito, para eles o olho era o espelho da alma e o formato desse amuleto era associado à animais sagrados para os egipcios, como gatos, gazelas e falcões.

Dizem que durante sua luta com Seth, Hórus teve o seu olho esquerdo arrancado e substituído por esse amuleto, por causa do ferimento que estava se curando, o olho esquerdo passou a simbolizar a lua e suas fases, enquanto o olho direito que não estava ferido, passou a simbolizar o sol.

Função:.
Enquanto o olho esquerdo (Wedjat) representava a lua, o sentimentalismo,a intuição, a visão feminina, informação abstrata, ou seja, o lado mais espiritual, o direito (Udjat) representava o sol, o entendimento de letras, palavras e números, a visão masculina e a informação concreta, sendo o lado mais racional.

Como amuleto o olho de Hórus era simbolo de proteção, coragem e poder. Caso os dois olhos fossem colocados juntos (Udjat/Wedjat) eles representavam todo o universo e as forças da luz, de modo semelhante ao Tao de Yin e Yang.

Como é usado:
Antigamente ele era usado para afugentar o mal-olhando durante a vida e proteger a alma contra os males do além durante a morte.

Hoje em dia ele ainda serve para espantar o mal olhado, embora não seja mais usado como amuleto pós morte, geralmente as pessoas costumam tatuar esse simbolo ou usar na forma de pingente

Fontes:
https://www.dicionariodesimbolos.com.br/olho-horus/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Olho_de_H%C3%B3rus
https://www.significados.com.br/olho-de-horus/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Olho_da_Provid%C3%AAncia

Nenhum comentário:

Postar um comentário