23 de abril de 2017

Contos: Os doze trabalhos de Hércules, Os Pomos das Hespérides

Como presente de casamento Gaia presenteou Zeus e Hera com as maçãs douradas da imortalidade, Hera então plantou as sementes em um jardim próximo ao Monte Atlas, deixando aos cuidados das Hespérides e enviando o dragão imortal de 100 cabeças chamado Ladon para proteger o jardim.

Como penúltima tarefa, Hércules deveria trazer três pomos dourados do jardim das Hespérides, cuja a localização era indefinida e cheia de perigos, fazendo com que o herói seguisse em direção ao oeste para conseguir informações com as ninfas de Ilíria.

Passando por Tessália, ele acabou encontrando o deus Ares que queria vingança pela morte de seu filho, recebendo auxilio de Atena, Hércules conseguiu esquivar dos golpes de Ares e causar um ferimento na coxa, obrigando o deus a se recuperar no Olimpo.

Em Ilíria, as ninfas disseram que Nereu sabia a localização exata do jardim, Nereu era um antigo deus do mar e capaz de mudar de forma, Hércules se aproximou dele enquanto dormia e o amarrou gentilmente para que não acordasse, quando apertou as cordas o deus despertou e tentou fugir, mas não importava qual forma tomasse, as cordas continuavam apertadas, no fim ele não teve escolha a não ser dar a informação.

Em suas viagens o herói lutou contra Anteu, um gigante que por ser filho de Gaia, retirava sua força da terra, Hércules o levantou do chão para que não tivesse contato com a terra e o enforcou. Enquanto passava pelo Egito o herói acabou sendo escolhido como sacrifício em homenagem aos deuses para dar fim à fome que atormentava o reino, sem muito esforço o semi-deus se libertou matando tanto o faraó quanto seus sacerdotes.

Quando estava quase chegando Hércules encontrou Prometeu acorrentado no Monte Cáucaso sendo devorado por um abutre, ele resolveu matar o abutre e libertar o titã. Como agradecimento Prometeu sugeriu que o herói pedisse ajuda ao titã Atlas, pai das Hespérides.

O Monte Atlas recebia esse nome porque era lá que o Atlas estava sendo punido por ser um dos lideres na revolta dos titãs, ele passaria o resto da eternidade carregando os céus em suas costas.
Hércules disse que poderia ficar no lugar do titã por algum tempo se ele buscasse as maçãs, tendo a chance de descansar as suas costas pela primeira vez Atlas concordou.

Porém ao retornar com os pomos, Atlas resolveu que não voltaria para a sua punição e que deixaria Hércules em seu lugar. Usando sua lábia, o herói disse que poderia ficar no lugar de Atlas, mas pediu que ele ajeitasse os céus em suas costas para ficar mais confortável, quando o titã levantou os céus, Hércules saiu do lugar levando os pomos e deixando um titã confuso para trás.

Euristeu estava tão convencido de que Hércules não conseguiria cumprir a ultima tarefa que não sabia o que fazer com as maçãs, deixando a decisão para o herói, Hércules pediu um conselho da deusa Atena que levou as maçãs de volta para o jardim onde elas pertenciam

Fontes:
http://mitographos.blogspot.com.br/2015/12/hercules-os-doze-trabalhos-os-pomos-das.html
http://mitographos.blogspot.com.br/2015/12/hesperides.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário