14 de abril de 2017

Feitiços: Tradições de Páscoa

Ah! A pascoa, tempo de renovação, de lembrar o renascimento de Jesus Cristo, comemorar o equinócio de primavera (apesar de estamos no Brasil e aqui ser outono...), ou então se entupir de chocolate e acabar passando mal...

Assim como eu fiz no natal e no ano novo, resolvi fazer um post sobre algumas das tradições de pascoa mais comuns.

Ovos decorados
Antes mesmo do Cristianismo, muitas culturas já tinha o costume de pintar ovos de galinhas para celebrar o equinócio de primavera. Geralmente eles eram decorados com desenhos de plantas e elementos da natureza ao se ferver os ovos com ervas e corante natural.

Para obter uma farta colheita, os agricultores tinha como tradição trocar ovos decorados entre si e enterra-los nas terras de cultivo, talvez o costume de esconder os ovos tenha surgido dessa tradição.


Roupas novas
Como a pascoa celebra uma época de renascimento e renovação, muitas pessoas adquiriram o costume de usar roupas novas durante a pascoa para atrair sorte até o fim do ano.

Dizem que antigamente, aqueles que era batizados na época de quaresma, deveria utilizar roubas brancas na semana de pascoa.

Coelho
Antigamente o equinócio de primavera era dedicado à Ostera, deusa nórdica da fertilidade e do renascimento, que muitas vezes era representada carregando ou acompanhada de um coelho ou lebre, devido ao fato de serem animais que se reproduzem rapidamente, eles foram associados à fertilidade.

Apesar disso, o coelho não é o único animal que entrega ovos durante a pascoa, na Republica Tcheca por exemplo as crianças esperam presentes entregues por uma cotovia, na Austrália, onde os coelhos são vistos como uma praga, bilbies acabaram se tornando o simbolo da pascoa, já em alguns países da Europa, os coelhos foram substituídos por galos.

Fontes:
http://brasilescola.uol.com.br/pascoa/a-origem-ovo-pascoa.htm
http://www.bigmae.com/tradicoes-da-pascoa/
http://www.megacurioso.com.br/datas-comemorativas/35966-7-tradicoes-pascoalinas-que-voce-provavelmente-desconhece.htm
https://oqelagosta.wordpress.com/2015/03/26/ideias-baratas-e-lindas-para-decorar-sua-casa-na-pascoa/
http://panoramapet.com.br/revista/dicas-para-criar-um-coelho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário