4 de abril de 2017

Plantas: Cenoura

Como essa semana o post de terça é sobre plantas e estamos há duas semanas da Páscoa, pensei que seria interessante escrever sobre cenouras.

Cultivo:
Se desenvolve melhor entre os 16 e 22°C, prefere sol direto embora possa crescer em sombra parcial desde que tenha uma boa luminosidade, temperaturas acima dos 30°C podem prejudicar o crescimento e sabor das raízes, é importante que as sementes sejam plantadas em um local definitivo, pois a cenoura não costuma suportar o transplante.

Para que as raízes não cresçam tortas, o solo deve ser fofo, livre de pedras e profundo, o ideal também seria que ele fosse rico em matéria orgânica e bem drenado para evitar o acumulo de água.

Quanto à rega, deve ser feita de modo que a terra fique úmida sem encharcar, excesso de água pode causar apodrecimento da raiz. A colheita pode ser feita entre 60 a 120 dias após o plantio.

Medicinal:
É uma rica fonte de betacaroteno, responsável por manter o bom estado da pele, das mucosas e pela produção de vitamina A no organismo, melhorando a visão e a imunidade.

As sementes possuem propriedades abortivas, diuréticas, alem de ajudar a reduzir os gases intestinais e facilitar o fluxo menstrual. A raiz serve como antibacteriano, anti-séptico urinário e tônico, podendo também ser usada na forma de máscara hidratante de beleza para pele e cabelos secos.

Culinário:
Seu sabor é levemente adocicado podendo ser consumida tanto em saladas e conservas quanto em sopas e até mesmo bolos, ela também pode ser colocada em molhos de tomate para reduzir a acidez evitando assim a adição de açúcar.

No entanto, deve se evitar a adição de frutas cítricas no preparo de sucos de cenoura, pois o acido presente nessas frutas irá destruir grande parte da vitamina A.

Magia:
É uma planta regida por Mercúrio embora alguns considerem Marte como seu regente, sendo usada para rituais de fertilidade. Há também algumas simpatias com cenouras destinadas a tirar o desejo sexual do homem em relação à outras mulheres.
Por ser uma planta de Mercúrio, acredito que ela também possa ser utilizada para trazer alegria e criatividade.

Fontes:
https://hortas.info/como-plantar-cenoura
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/cenoura-daucus-carota/
http://professorkibersitherc.blogs.sapo.pt/59708.html
http://www.vix.com/pt/bdm/receitas/7-formas-de-diminuir-a-acidez-do-molho-de-tomate-usando-fermento-cenoura-e-mais
https://nplantas.com/cenoura-uso-culinario/
http://www.almanaqueculinario.com.br/dica/cenoura-dicas-e-beneficios-14
http://ciganosencantados.blogspot.com.br/2011/04/magia-para-o-homem-broxar.html
http://www.magiazen.com.br/palavra-chave/planetas/page/2
http://oficinadasbruxas.com/?s=cenoura
http://www.treinomestre.com.br/7-importantes-beneficios-da-cenoura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário