11 de abril de 2017

Poções: Chocolate

Chocolate, para algumas culturas o alimento sagrado dos deuses, para outras uma iguaria exótica, ao longo dos anos o chocolate se tornou uma guloseima incrivelmente popular no mundo inteiro, talvez por ele oferecer uma leve sensação de alegria.

Como estamos nos aproximando da Páscoa, resolvi fazer um post especial de poções sobre chocolate

História:
O cacau é uma planta nativa da America do Sul e vem sendo cultivada há pelo menos 3 mil anos. Inicialmente era consumido por civilizações Omelcas, Maias e Astecas.

Os maias preparavam uma bebida amarga chamada de xocoatl usando grãos de cacau torrados, milho fermentado, pimenta, baunilha, mel, entre outras especiarias, ela era servida durante cerimonias religiosas sendo consumida apenas pelos nobres. Posteriormente o cacau foi levado para a Europa pelos colonizadores onde se espalhou pelo mundo.

Naquela época o chocolate era consumido apenas na forma de bebida, as barras de chocolate só começaram a ser produzidas após o holandês Conrad van Houtten inventar um aparelho capaz de retirar a gordura do cacau e a transformá-la em manteiga de cacau, vinte anos depois a firma inglesa, Fry and Sons, passou a misturar o cacau moído com manteiga de cacau e açúcar dando origem ao chocolate em barra como conhecemos.

Lendas:
Para os maias e astecas, o cacau era a bebida favorita dos deuses sendo usada principalmente como oferenda, nesse caso a bebida era servida em taças de ouro para vitimas de sacrifícios

Dizem que o deus Quetzalcoatl, senhor da lua e dos ventos, queria presentear os humanos com algo que os trouxesse alegria e prazer, por isso roubou as sementes da árvore sagrada do Reino dos Filhos do sol e as plantou na região que os astecas habitavam dando origem à árvore de cacau.

Já na mitologia maia, o cacau surgiu quando o herói Hun-Hunahpú foi decapitado e teve sua cabeça pendurada no tronco de uma árvore morta, algum tempo depois a árvore voltou à vida e passou a dar frutos de cacau.

Magia:
Apesar de inicialmente o cacau servir como oferenda para os deuses, atualmente o uso do chocolate na magia é bem diferente, sendo geralmente usado em poções e feitiços de amor.

Devido ás suas propriedades antidepressivas e relaxantes, ele também pode servir como ingrediente para alimentos de celebrações ou poções de alegria e relaxamento.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_chocolate
http://www.infoescola.com/alimentos/chocolate/
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI130808-17770,00-BREVE+HISTORIA+DO+CHOCOLATE.html
http://medievallegends.blogspot.com.br/2010/08/lenda-do-cacau.html
http://www.cacaushow.com.br/artigos/lendas-sobre-origem-do-chocolate
http://www.magiazen.com.br/palavra-chave/chocolate
http://bomfeiticeiro.com/simpatias/simpatias-de-amor-simpatias/simpatia-do-bombom-para-o-amor/
http://www.astrologosastrologia.com.pt/blog/banhos-magicos/banho-magico-banho-de-chocolate-para-diversos-fins/
https://www.sciencedaily.com/releases/2008/12/081210091039.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário