7 de maio de 2017

Contos: Os doze trabalhos de Hércules, Cérbero

Como Hércules só ficaria sob as ordens de Euristeu por mais um ano, o rei de Micenas resolveu dar uma tarefa impossível de ser completada, descer até o reino dos mortos e trazer Cérbero, o cão de três cabeças vivo.

Para conseguir perdão e purificação pelas mortes que causou e voltar do reino dos mortos sem problemas, Hércules passou por um ritual de iniciação no culto de Deméter e Perséfone, sogra e esposa de Hades, além disso o herói fez grandes sacrifícios em homenagem aos deuses pedindo sua proteção. Zeus então enviou Atena e Hermes para acompanha-lo até os portões do subterrâneo, em Tênaro, na Lacônia.

Nas encostas do monte Taígeto, os três entraram em uma caverna e vagaram durante horas por caminhos nunca antes tocados pelos vivos. Finalmente chegaram ás margens do rio Estige, onde Caronte transportava as almas até os reino dos mortos.

Embora não permitisse que vivos embarcassem, Caronte obedeceu as ordens de Atena e Hermes deixando que Hércules entrasse no mundo dos mortos. E apesar de rosnar ao sentir o cheiro de carne humana viva, Cérbero não atacou o herói na presença dos deuses.

Em sua jornada pelo mundo dos mortos Hércules encontrou o espirito de Meleagro, herói de Cálidon que lhe pediu para desposar sua irmã, Dejanira, mal sabia o herói que isso iria lhe causar a própria morte.

Após ver tantas almas perdidas, o herói resolveu sacrificar alguns bois do rebanho de Hades para animá-las. Perséfone ao ver o filho de Zeus lutando contra o pastor de Hades, Menetes, interrompeu a luta e levou Hércules até seu marido. Após ouvir sobre a ultima tarefa de Hércules, Hades permitiu que o herói levasse Cérbero com a condição de que não usasse armas e devolvesse o animal ileso.

Armado apenas com sua força e a armadura de leão, o herói se aproximou da fera e segurou as três cabeças de uma vez só sufocando-as até que o cão apagasse, mesmo levando algumas mordidas tanto das cabeças quanto da cauda de serpente de Cérbero, A pele do leão de Nemeia o protegeu muito bem.

Dizem que quando a luz do sol tocou o pelo do cão do inferno, ele começou a convulsionar e babar. Da sua saliva nasceu uma planta venenosa conhecida como acônito, ou mata-lobo.

Euristeu ficou tão apavorado ao saber que Hércules chegou à Micenas carregando o cão de três cabeças nos ombros que se escondeu e lhe enviou uma mensagem para que se afastasse de Micenas para todo o sempre. Hércules então devolveu Cérbero para o reino dos mortos.

Fontes:
http://mitographos.blogspot.com.br/2015/12/hercules-os-doze-trabalhos-cerbero.html
http://dozetrabalhosdehercules.openbrasil.org/2013/12/12-guardiao-do-hades.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário