2 de maio de 2017

Plantas: Arruda

Domingo eu fiz um post sobre basiliscos e um dos antídotos para o seu veneno era folhas de arruda, a unica planta que um basilisco não é capaz de destruir.
O nome arruda significa "libertar" pois se acredita que essa erva possa espantar todos os males.

Cultivo:

Pode crescer em diversos tipos de clima, mas prefere temperaturas amenas e luz solar direta. Se desenvolver melhor em solos calcários, bem drenados com PH entre 7 e 7,5, as mudas devem ser bem irrigadas enquanto plantas adultas podem ter regas mais espaçadas, água em excesso pode prejudicar a planta.

Pode ser colhida 90 ou 120 dias após o plantio, quando a planta já estiver bem desenvolvida, devido às suas toxinas, ela pode causar irritações na pele, então é recomendado o uso luvas para fazer a colheita

Medicinal:
Pode ser usada para combater piolhos e coceiras, ou na forma de emplasto no peito para tosse. Por possuir propriedades abortivas ela não deve ser consumida durante a gravidez, e seu uso interno deve ter um acompanhamento clinico.
Também pode servir como repelente para afastar insetos e alguns tipos de animais, como ratos..

Culinário:
Suas folhas e frutos podem ser usadas para temperar carnes, peixes, saladas, sopas e vinhos, mas devido ao seu sabor amargo ela não é uma erva muito popular como tempero e por causa da sua toxidade, deve ser utilizada seca, tendo o seu uso limitado à pequenas quantidades.

Magia:
É uma planta regida por marte e pelo sol usada principalmente para proteção. Antigamente as igrejas as usavam para espalhar água benta sobre os fieis, já na Umbanda essa era é usada em sessões de limpeza espiritual.
Algumas pessoas costumam colocar ramos de arruda na parte de cima das portas ou atrás da orelha para se proteger contra o mal-olhado e as energias negativas

Fontes:
https://hortas.info/como-plantar-arruda
http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com.br/2011/06/informacoes-sobre-arruda.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arruda
http://www.witchipedia.com/planet:sun
http://www.witchipedia.com/planet:mars
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/arruda.html#.WPffjtLyvIV
https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/2923-arruda-usos-e-tradicoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário