9 de junho de 2017

Feitiços: Constelações 4

Objetos

Sculptor, 
Originalmente essa constelação era conhecida como o estúdio do escultor, mas o nome foi abreviado passando a ser apenas O Escultor, é representada como uma mesa com três pedras e uma cabeça sendo esculpida nela.

Caelum
Também chamada de Cinzel ou Buril de Escultor, Caelum é uma das 14 constelações introduzidas por Nicolas Louis de Lacaille, sendo retratada como um par de cinzeis.

Antlia
Batizada em homenagem à recém inventada bomba de ar. Assim como muitas constelações de Lacaille, Antlia não faz parte de uma mitologia, sendo na verdade uma homenagem a instrumentos cientificos.

Ara
O Altar, na mitologia grega, Ara era o altar onde os deuses fizeram suas oferendas e formaram uma aliança para derrotar os titãs, a Via Láctea próxima à constelação representaria a fumaça saindo do fogo.

Carina, Puppis e Vela
Essas três constelações juntas representariam partes de Argo, Navio que Jasão e os argonautas usaram em suas viagens em busca do Novelo de Ouro. O Navio se tornava visivel na primavera e então navegava em direção ao oeste passando pelo horizonte sul.

Circinus, Norma e Triangulum Australe
Lacaille representou essas constelações como três instrumentos de desenhista, sendo respectivamente, O Compasso, O Esquadro (ou régua) e o Nivelador. (Embora eu ache que Norma se parece muito mais com um nivelador de bolha e Triangulum se pareça mais com um esquadro)

Corona Austrina e Borealis
Mitologicamente as duas teriam ligação com o deus do vinho, Austrina seria associada ao deus Baco, a constelação retrataria uma coroa de flores que foi colocada no céu em homenagem à Sêmele, mãe de Baco. Já Borealis representaria a coroa que Dioniso deu à Ariadne

Crater
Crater é representada no céu como uma taça junto com o corvo e a hydra, de acordo com a lenda Apolo teria enviado um corvo para buscar água, mas o animal resolveu descansar no meio do caminho, como desculpa ele levou uma cobra d'água para explicar o atraso, percebendo que o corvo estava mentindo, o deus arremessou a ave, a cobra e a taça em direção aos céus

Crux
Antigamente ela era considerada parte da constelação de centauro. No hemisfério sul o Cruzeiro do sul costuma ser muito utilizado na navegação para se localizar o sul celestial, assim como Polaris é usada no hemisfério norte.

Fornax
Geralmente é descrita como um forno ou uma fornalha química, também nomeado em homenagem a instrumentos da Era da Iluminação

Horologium
Introduzido por Lacaille, O relógio também é uma homenagem à Era Iluminista, não possuindo uma mitologia.

Lyra
Na mitologia grega, Lyra representa a lira de Orfeu, criada por Hermes usando o casco de uma tartaruga. A habilidade de Orfeu com a musica era tão impressionante que ele poderia encantar objetos com sua lira além de conseguir calar o canto das sereias.

Microscopium
Introduzido por Lacaille e nomeado em homenagem ao microscópio. Dizem que antigamente as estrelas que formam essa constelação, costumavam fazer parte das patas traseiras de Sagittarius, mas isso nunca foi comprovado

Octans e Sextans
Ambos batizados em homenagens a instrumentos usados tanto na navegação quanto na astronomia.

Pictor
O Cavalete do Pintor, costumava ser descrita como um cavalete acompanhado de uma paleta de tinta

Pyxis
A bussola, dizem que antigamente Pyxis fazia parte de Argo, representando o mastro do navio, mas depois que Argo foi separada em três constelações, a constelação que formava o mastro passou a ser denominada como A Bussola.

Reticulum
Seu nome é uma referencia ás linhas de medição óptica usadas na mira dos telescópios

Sagitta
Na mitologia grega essa constelação representava a flecha que Hércules usou para matar a águia que devorava o figado de prometeu, justamente por estar próxima à constelação de Hércules e Águia.

Scutum
Originalmente chamado de O Escudo de Sobieski, a constelação recebeu esse nome em homenagem à vitória das forças cristãs lideradas pelo rei polonês John III Sobieski, na batalha de Viena em 1683

Telescopium
Nomeada em homenagem ao telescópio, ao longo dos anos o Telescópio acabou perdendo várias de suas estrelas mais brilhantes para constelações vizinhas.

Triangulum
Dizem que o primeiro nome dessa constelação era Sicília, já que se acreditava que a deusa Ceres, patrona de Sicília, implorou para Júpiter colocar a ilha Sicília nos céus

Fontes:
http://astro.if.ufrgs.br/const.htm
https://en.wikipedia.org/wiki/Ara_(constellation)
https://en.wikipedia.org/wiki/Argo_Navis
https://pt.wikipedia.org/wiki/Triangulum_Australe
https://pt.wikipedia.org/wiki/Crux
https://pt.wikipedia.org/wiki/Microscopium
http://www.zenite.nu/historia-das-constelacoes-ocidentais/
https://en.wikipedia.org/wiki/Reticulum
https://en.wikipedia.org/wiki/Scutum_(constellation)
https://en.wikipedia.org/wiki/Telescopium
https://pt.wikipedia.org/wiki/Triangulum

Nenhum comentário:

Postar um comentário