16 de julho de 2017

Contos: Perseu e a Medusa

De acordo com uma profecia do Oraculo, Acrísio, rei de Argos, seria morto pelo primeiro filho homem de sua filha Dânae, por causa disso o rei trancou a princesa em uma torre.

No entanto Zeus se encantou pela princesa, e invadiu a torre disfarçado de chuva de ouro, engravidando a jovem. Acrísio não acreditando que a filha estava grávida de Zeus, a trancou em um caixão de madeira e a atirou no mar, a pedido de Zeus, Poseidon acalmou os mares fazendo com que o caixão flutuasse até a ilha de Sérifo onde foi encontrado por Díctis que acolheu os dois e criou o menino que recebeu o nome de Perseu

Anos mais tarde, Polidecto, rei de Sérifo e irmão de Díctis, se apaixonou por Dânae, mas como Perseu era muito super protetor em relação a sua mãe, Polidecto teve que encontrar uma desculpa para afastar o herói.

Ele realizou uma festa em sua homenagem onde todos os convidados deveriam trazer presentes, como Perseu era pobre o rei propôs que ele trouxesse a cabeça da medusa, contando com que o herói não retornasse da viagem, movido por seu espirito aventureiro, Perseu aceitou a missão.

A medusa outrora havia sido uma bela mulher, sacerdotisa de Atena, porém após ter cedido aos avanços de Poseidon, se deitar com o deus dos mares no próprio templo de Atena e ser flagrada profanando o local sagrado, a sacerdotisa foi castigada pela deusa tendo os seus cabelos transformados em serpentes e seu rosto tão desfigurado que todos que a encarassem se viravam pedra.

Para derrotar a górgona, Perseu pediu ajuda aos deuses, recebendo um escudo espelhado de Atena, sandálias aladas de Hermes e o elmo da invisibilidade de Hades. Usando o elmo para não ser visto e o escudo para não ter que olhar diretamente para a Medusa, Perseu conseguiu se aproximar o suficiente para decapita-la, após fazer isso do ventre da gorgona surgiram o cavalo alado Pégaso e o gigante dourado Crisaor. 

No caminho para casa ele avistou a princesa Andrômeda amarrada em um penhasco sendo oferecida para um monstro marinho enviado por Poseidon, após sua mãe ter ofendido a esposa do deus. Perseu mata o monstro usando a cabeça da górgona e se casa com Andromeda.

Quando chegou em Sérifo, o herói viu Polidecto atacando sua mãe e Díctis, ele entregou o saco com a cabeça decapitada ao rei que ao olhar dentro de transformou em pedra, tornando Díctis o novo rei de Sérifo.

Anos mais tarde durante uma competição de arremesso de discos, Perseu acabou errado a direção na hora do arremesso, fazendo com que o disco voasse em direção à plateia e matasse um dos espectadores, o rei de Argos, Acrísio, cumprindo assim a profecia.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Perseu
https://pt.wikipedia.org/wiki/Acr%C3%ADsio
https://www.todamateria.com.br/o-mito-de-medusa-na-mitologia-grega/
https://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A2nae
http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2010/10/perseu-e-medusa.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Polidecto

Nenhum comentário:

Postar um comentário