14 de julho de 2017

Feitiços: Dia dos Mortos

Há alguns meses atrás, eu fiz um post sobre o Festival do Fantasma Faminto, onde os chineses costumam honrar a memória de seus antepassados, por causa disso eu resolvi escrever sobre outro feriado dedicado aos mortos, O Dia dos Mortos!!


Dizem que essas celebrações já eram comemoradas por civilizações antigas antes mesmo da chegada dos espanhóis no continente americano, nessa época era comum guardar crânios humanos como troféus e exibi-los durante rituais dedicados à morte e ao renascimento.

Antigamente as festividades começavam no nono mês do calendário solar asteca, por volta do dia 16 de Julho, e iam até o decimo mês, que começava em torno do dia 5 de Agosto, finalizando a festa com sacrifícios humanos, comida e oferendas.

Nos dias de hoje, as festas começam no dia 31 de Outubro, e vão até o dia 2 de novembro. De acordo com as crenças populares, nesses dias os mortos recebem permissão para visitar sua família e amigos, sendo que no primeiro dia são as crianças que vem, e no segundo, os adultos.

Para homenagear os mortos, as pessoas montam altares com fotos dos falecidos, um arco de flores para que os mortos possam atravessar para o mundo dos vivos, objetos representando os quatro elementos, uma xícara (água), frutas (terra), vela (fogo), incenso ou papeis recortados (ar), e é claro os objetos favoritos do falecido,assim como comidas, bebidas e cobertores, por fim um cruz feita de sal, terra ou cinzas, na parte superior do altar lembrando de que do pó viemos e ao pó retornaremos.

Uma decoração muito comum no Dia dos Mortos são os esqueletos e as caveiras, bolos e doces costumam ser decorados ou moldados na forma de caveiras e ossos como é o caso do "pan de muerto" ou das caveiras de açúcar.

Outro simbolo famoso dessa festa é La Catrina, os esqueleto de uma dama da alta sociedade do início do século XX, La Calavera de la Catrina é na verdade um quadro de José Guadalupe Posada (1852-1913), nele o artista lembrava que diante da morte, posições sociais não significam nada. Catrina acabou se tornando a Dama da Morte, sendo algumas vezes associada à Mictecacihuatl, senhora do reino dos mortos.

Fontes:
http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/dia-de-los-muertos-mexico/
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2016/10/30/interna_turismo,554824/dia-dos-mortos-e-comemorado-em-festa-cheia-de-alegria-no-mexico.shtml
http://www.brasil.discovery.uol.com.br/enigma/9-curiosidades-sobre-o-dia-dos-mortos/
https://catracalivre.com.br/sp/agenda/barato/dia-dos-mortos-e-celebrado-com-mascaras-em-predio-antigo-do-centro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário