21 de julho de 2017

Feitiços: Oráculos da Antiguidade

O amanhã é algo tão imprevisível, mas isso realmente nunca impediu as pessoas de tentarem prever o futuro, seja através das estrelas, cartas ou linhas nas palmas das mãos. Em contos mitológicos, os oráculos tem um papel muito importante em definir o destino dos personagens, embora eles quase nunca revelem como as coisas irão acontecer.

Pensando nisso eu resolvi fazer uma lista com os métodos de adivinhação mais comuns usados pelos oráculos da antiguidade.

Auspício
Adivinhação através dos pássaros, poderia ser feito observando o voo dos pássaros, ouvindo seu canto, ou o modo como se alimentavam, por exemplo se bicavam com avidez era um bom sinal, se ela derrubavam os farelos, se recusam a comer ou voavam para longe, então era considerado um sinal de mau pressagio.

Farfalhar das folhas
Um dos métodos de adivinhação do oraculo Dodona era por meio do farfalhar das folhas. Dizem que Dodona foi fundada após uma pomba (ou sacerdotisa) voar até um carvalho e anunciar que um oraculo deveria ser construído naquele local, como o carvalho era uma árvore sagrada para Zeus, o santuário foi construído em volta do carvalho e o farfalhar do vento nas folhas era usado em adivinhações.

Haruspício
Em Olímpia, as previsões poderiam ser feitas usando as tripas e orgãos de um sacrifício para prever o futuro, nesse caso, o sacrifício deveria ser o melhor animal do rebanho inteiro, apenas os melhores exemplares poderiam ser sacrificados.
Após o abate, geralmente o órgão mais usado para adivinhações era o figado, devido a sua alta concentração de sangue

Escapulomancia
Adivinhação com ossos de animais, os ossos poderiam ser lançados no ar e o modo como caiam revelava a resposta para a sua pergunta, de modo semelhante à leitura de runas.

Incubação das sacerdotisas
Voltando para Dodona, para entrar em contato do Zeus, os sacerdotes andavam descalços, não lavavam os pés e dormiam no chão, eles acreditavam que desse modo as mensagens seriam transmitidas pelos sonhos. Em alguns casos o próprio consulente passava a noite no templo para obter a sua resposta.

Delfos
Delfos tinha um modo bem exclusivo de fazer suas previsões, as sacerdotisas deveria estar purificadas, ter bebido da fonte de Delfos, e estar mastigando folhas de louro. O consulente então oferecia um sacrifício ao deus, antes do abate, o animal era borrifado com água fria, se ele tremesse, o animal era sacrificado, caso o contrario, a consulta deveria ser cancelada.

O consulente fazia a pergunta tendo ela reformulada pelos sacerdotes, o deus do oraculo então usava a sacerdotisa para responder a questão, nesse momento a sacerdotisa não estava visível, apenas a sua voz poderia ser ouvida

Fontes:
https://edukavita.blogspot.com.br/2015/02/dodona-no-epiro-sua-origem-e-historia.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Or%C3%A1culo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dodona#O_templo_de_Zeus
https://bibocaambiental.blogspot.com.br/2016/12/misticismo-no-reino-vegetal.html
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-81782011000300010
http://mahoutatsuryu.blogspot.com.br/2014/11/divinacao.html
http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=26939.0
http://www.moongirlsclub.com/2016/05/os-varios-metodos-de-adivinhacao.html
http://ordemlotusbranco.blogspot.com.br/2013/03/magia-das-aves.html
http://templodeafrodite.weebly.com/afrodite

Nenhum comentário:

Postar um comentário