23 de julho de 2017

Mitologia: Górgonas


Semana passada eu escrevi um conto sobre Perseu e a Medusa porque eu planejava refazer o post sobre as górgonas, mulheres com cabelos de serpente, filhas de Fórcis e Ceto, que petrificavam aqueles que as encarassem, Medusa, a impetuosa, Esteno, a que oprime e Euríale a que está ao largo

Origem:
Algumas lendas contam que as irmãs górgonas, Medusa, Esteno e Euríale, outrora foram mulheres de grande beleza, sendo até mesmo comparadas com deusas, no entanto sua personalidade era extremamente cruel e sem qualquer escrúpulo.

Por causa disso a deusa Atena as castigou deformando seus belos rostos e as transformando em monstros horrendos.

Características:
Após serem transformadas, seus cabelos se tornaram serpentes agressivas que picavam suas faces, seus dentes cresceram tomando a forma de presas se javali, suas peles ficaram cobertas de escamas douradas.

O sangue que corre do lado esquerdo do pescoço da medusa é um veneno mortal, já o que corre do lado direito é um remédio que pode curar até mesmo a morte

Hábitos:
Por causa da maldição de Atena, as górgonas também foram condenadas a petrificar todos aqueles que olhassem em seus olhos, envergonhadas, as irmãs se isolaram do mundo.

Dizem que Medusa, mesmo com sua aparência, despertou o interesse de Poseidon. Para se vingar da deusa da sabedoria, a górgona se deitou com o deus dos mares no templo de Atena. Furiosa, a deusa tirou a imortalidade de Medusa, por isso Medusa é a unica górgona que pode ser morta.

Fraquezas:
Apesar de seu olhar ter a capacidade de transformar em pedra qualquer um que as encare, o reflexo de uma górgona é inofensivo, esse era o único modo de se aproximar de Medusa sem ser atingido por seu olhar mortal e foi assim que Perseu a matou.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%B3rgona
http://mitosyleyendascr.com/mitologia-griega/las-gorgonas/
http://supremahistoria.blogspot.com.br/p/gorgonas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário