25 de julho de 2017

Plantas: Gengibre

O gengibre é uma planta originaria da asia, mais especificamente na Índia, China e na ilha de Java, a parte mais utilizada da planta é o rizoma, podendo servir tanto como tempero como remédio caseiro.
Cultivo:
Por ser uma planta de clima tropical, ela não sobrevive à geadas, então melhor época de plantio é no inicio da primavera, feita a partir de pedaços do rizoma

Cresce melhor em locais com luz direta ou sombra parcial, o solo deve ser bem drenado, leve, e rico em matéria orgânica. Enquanto a planta estiver se desenvolvendo, mantenha o solo úmido, se as folhas começarem a amarelar, diminua a frequência de regas, se a planta não for colhida quando entrar em dormência, suspenda completamente as regas voltando apenas quando os brotos começarem a crescer.

A colheita pode ser feita de 7 a 12 meses após o plantio, quando as hastes e as folhas ficarem amareladas.

Medicinal:
Possui algumas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, comprimidos e óleo de gengibre podem ser usados para aliviar enjoos, e regular o sistema digestivo, reduzindo o mal estar e a flatulência.

As raízes costumam ser mascadas para diminuir dores de garganta, podendo também servir para melhorar a circulação sanguínea, no entanto o excesso pode causar irritação na boca, azia e vômitos devendo ser evitado por pessoas com problemas de pele, febres muito altas, azia, hemorragia interna ou úlceras.


Culinário:
É muito utilizado na culinária oriental, principalmente para temperar carnes, peixes e molhos. Ele também pode ser adicionado em alguns tipos de doces e bebidas para da uma leve ardência ao sabor, como é o caso do quentão muito popular em festas juninas.

Magia:
 É regido por Marte, mas também costuma ser associado ao Orixá Oxum.

Geralmente ele está relacionado ao sucesso, ao dinheiro e à prosperidade, por ser regido por Marte o gengibre em pó pode ser usado como potencializador de feitiços, ou para afastar os inimigos, o desanimo e a indisposição.

Fontes:
https://hortas.info/como-plantar-gengibre
http://pt.wikihow.com/Cultivar-um-Gengibre
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/gengibre-zingiber-officinale/
http://cozinhatecnica.com/2014/11/temperos-gengibre/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gengibre
http://espacoalternativosinodosventos.blogspot.com.br/2012/07/o-poder-do-gengibre.html
http://oficinadasbruxas.com/cha-disposicao/
https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/3429-efeitos-ingestao-diaria-gengibre
http://www.vix.com/pt/bdm/corpo/agua-de-gengibre-emagrece-e-elimina-gordura-aprenda-preparar

Nenhum comentário:

Postar um comentário