13 de agosto de 2017

Contos: Maui e o fogo

Eu queria fazer esse post desde que eu assisti Moana, fiquei curiosa para pesquisar qual era a lenda que deu origem ao personagem Maui do filme e para falar a verdade o filme foi bem leal à lenda. Como são muitas histórias, vou dividir em vários posts assim como fiz com Hércules.

Quando Maui nasceu, sua mãe, Taranga, achou que a criança não sobreviveria, pois nasceu prematuramente, então ela o embrulhou em uma mecha de seu cabelo e o lançou no mar, no entanto os espíritos do mar o encontram e envolvem a criança em algas marinhas e o levam para a beira da praia onde Tama-nui-te-ra, um antepassado divino de Maui, o encontra e cuida dele até a adolescência, ensinando vários segredos da magia, como por exemplo mudar de forma.

Algum tempo depois Maui voltou para a aldeia de sua mãe reencontrando seus irmãos, que no inicio desconfiaram do estranho, nem mesmo sua mãe se lembrava dele, até que ele explicou as circunstancias de seu nascimento, como ele sobreviveu e como ganhou seus poderes, e mesmo que seus irmãos estivessem com um pouco de ciumes, Maui foi aceito de volta na família

Em certa ocasião, enquanto jantava com a sua família, Maui se perguntou de onde vinha o fogo, para saciar a sua curiosidade , no meio da noite ele apagou todas as tochas e fogueiras do mundo até que não restasse nenhuma chama acesa.

Quando as pessoas acordaram no dia seguinte, ficaram horrorizadas ao saber que não havia mais como cozinhar ou se aquecer no frio, se a humanidade desejasse ter fogo novamente, eles teriam que pedir à deusa Mahuika, mas ninguém tinha coragem de entrar na montanha escaldante que era sua casa.

Maui, sabendo que seu plano havia dado certo, se ofereceu para realizar a missão, sua mãe o aconselhou a ser cuidadoso, pois Mahuika, embora fosse uma antepassada do herói, não era conhecido por ser piedosa com aqueles que tentam engana-lá.

Antes de entrar na caverna que levava ao interior da montanha, Maui rezou um karakia de proteção para o que estava por vir, ao adentrar nos aposentos da deusa, ele se deparou com Mahuika, seus cabelos pareciam chamas, seus olhos eram negros e em cada poro de sua pele brotavam labaredas.

Mahuika se levantou perguntando quem se atrevia a invadir sua morada e com qual objetivo, Maui explicou que todas as chamas do mundo foram apagadas e eles precisavam de fogo para sobreviver, Mahuika então tirou uma de suas unhas incandescentes e entregou para o herói como um presente para a humanidade.

Enquanto voltava para a aldeia, Maui se perguntou o que aconteceria de Mahuika não tivesse mais fogo, ele resolveu jogar a unha incandescente em um rio e voltar pedindo mais uma unha para a deusa, sempre que a deusa entregava uma unha Maui se livrava dela e dava alguma desculpa.

"Eu tropecei"

"Um peixe me derrubou enquanto eu atravessava o rio"

E assim por diante, no final do dia Mahuika já havia cedido até as unhas dos pés e estava furiosa, quando Maui voltou para a caverna Mahuika incendiou o chão que cercava o rapaz. Maui se transformou em um falcão para escapar, mas a parte inferior de suas asas pegou fogo se tornando vermelho incandescente.

Desesperado para apagar a chamas, Maiu foi abrigado a convocar a chuva com a ajuda de seus antepassados, com isso as chamas foram extintas e a montanha de Mahuika esfriou.

Ainda furiosa, a deusa lançou sua ultima unha em direção a Maiu, mas acabou acertando algumas árvores que consideraram o fogo como um presente da deusa, passando a guardar o fogo em seu interior.

Maui voltou para a aldeia com alguns gravetos da árvore atingida por Mahuika, a Kaikōmako, esfregando os gravetos, Maui mostrou como criar fogo sem precisar pedir a deusa do fogo, com isso a humanidade pode cozinhar, se aquecer e iluminar a escuridão.

Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/M%C4%81ui_(M%C4%81ori_mythology)
http://eng.mataurangamaori.tki.org.nz/Support-materials/Te-Reo-Maori/Maori-Myths-Legends-and-Contemporary-Stories/How-Maui-brought-fire-to-the-world
https://glitternight.com/2011/02/20/the-top-eleven-deities-in-hawaiian-mythology/

Nenhum comentário:

Postar um comentário