27 de agosto de 2017

Contos: O grande peixe de Maui

Apesar de ter vários poderes, Maui não era exatamente um bom pescador, e como seus irmãos o desprezavam, quase sempre Maui era deixado para trás quando ia pescar.

Determinado a provar seu valor, Maui desceu até o submundo e pediu a mandíbula de sua ancestral para usar como anzol. Quando seus irmãos foram pescar, ele levou o anzol magico que poderia pegar qualquer coisa e se escondeu sob o piso da canoa assumindo a forma de um pequeno inseto.

Ao chegar no meio do mar aberto, seus irmãos ouviram a voz de Maui, mas não encontraram nada além de um pequeno inseto no fundo do barco, logo em seguida o inseto voltou a sua forma humana revelando ser Maui o tempo todo, como já estavam muito longe de casa, não havia como voltar ou mandar Maui nadando de volta, então eles resolveram deixar que o irmão caçula pescasse com eles.

Ele lançou seu anzol no mar, usando o sangue de seu nariz como isca, quando puxou o anzol de volta ele sentiu algo muito pesado puxando do outro lado, tanto que precisou na ajuda de seus irmãos para segurar o peixe que lutou durante dois dias. Após um grande esforço, um enorme peixe emergiu das águas do mar.

Dizem que esse peixe se tornou a Ilha do Norte da Nova Zelândia, sendo conhecida como Te Ika-a-Māui, O Peixe de Maui, enquanto a canoa onde ele e os irmãos estavam se tornou a Ilha do Sul

Maui pediu que seus irmão esperassem até que ele agradecesse aos deuses pela pesca, no entanto seus irmãos começaram a cortar o peixe antes que Maui retornasse, fazendo com que ele se contorcesse de dor dando origem aos vales, penhascos e montanhas que existem a Ilha do Norte.

Fontes:
https://mauikayakadventures.com/maui/legends-of-maui/
https://en.wikipedia.org/wiki/M%C4%81ui_(M%C4%81ori_mythology)
http://www.sacred-texts.com/pac/maui/maui05.htm
http://www.spiritwrestler.com/catalog/index.php?products_id=4868

Nenhum comentário:

Postar um comentário