11 de agosto de 2017

Feitiços: Ritual de mumificação

Os egipcios acreditavam que certo período após a morte, a alma retornaria ao corpo ganhando vida eterna, por causa disso o corpo deveria ser conservado a para que a alma pudesse retornar.

O cérebro era retirado através da narina com a ajuda de um gancho e substâncias injetadas na cabeça do cadáver, em seguida era feito um corte na lateral do abdômen com uma faca de obsidiana,por onde se retiravam as entranhas e os órgãos, deixando apenas o coração que seria necessário durante o julgamento na vida após a morte.

Os órgãos que foram retirados do corpo deveriam limpos e banhados em vinho de palmeira e óleos aromáticos, sendo então desidratados em natrão, envolvidos em resina quente e tiras de linho e finalmente depositados no vasos canopos.

Cada vaso era protegido por uma divindade menor sendo representada pela cabeça de um animal, Qebehsenuf, o falcão, protegia o intestino, Duamutef, o chacal, velava pelo estomago, Hapi, o babuíno, cuidava dos pulmões e Imset, o homem ficava com o figado.

O ventre então é preenchido com mirra, canela e outras especiarias, e o corpo é limpo com vinho de palma e mirra, sendo coberto com natrão durante sessenta dias para que desidrate completamente e não entre em estado de decomposição.

Após esse período o corpo era lavado com a água do rio Nilo e crânio era preenchido com linho encharcado de resina, os cortes eram então costurados, e o corpo era untado em um composto de óleo de cedro, cera de abelha e resina quente para fechar os poros e manter a umidade do lado de fora.

Só então a múmia seria envolvida em bandagens de linho que eram embebidas em resina quente conforme eram colocadas. Ao longo desse processo, amuletos e papiros com rezas eram colocados entre as camadas de bandagem para que protegessem o defunto da vida após a morte.

Fontes:
http://egiptologiaportugal.blogspot.com.br/2015/08/mumificacao.html
http://www.egipto.com.br/mumificacao-egipcia/
http://www.fascinioegito.sh06.com/mumiaseca.htm
http://www.fascinioegito.sh06.com/mumiabanda.htm
http://www.fascinioegito.sh06.com/mumiamumifica.htm
http://www.fascinioegito.sh06.com/mumiaorgans.htm
http://www.fascinioegito.sh06.com/vasoscan.htm
http://historiadomundo.uol.com.br/idade-antiga/o-processo-de-mumificacao-no-egito-antigo-.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário