8 de agosto de 2017

Plantas: Lírios-do-vale

O lírio-do-vale é uma flor nativa da Europa que possui a forma de vários pequenos sinos que lhe rendeu o nome popular de campainha. Há uma lenda em que essa flor teria surgido das lágrimas de Nossa Senhora.

Cultivo:
O cultivo de lírios-do-vale é trabalhoso e o resultado nem sempre é garantido, mas caso você deseje tentar mesmo assim plante-os em um local com meia-sombra, tomando cuidado para que a planta não pegue luz direta nas horas mais quentes do dia. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e sem adubos químicos.

Para que o bulbos voltem a dar flores continue regando a planta por cerca de três meses após a morte das flores e então espere as hastes secarem e retire os bulbos da terra colocando-os em um saco com furos recheados de perlita ou outra material inerte e úmido. 

Guarde os sacos na parte menos fria da geladeira por quatro meses, tomando cuidado para que nada machuque os bulbos. Depois disso plante-os em um caso e deixe em um local fresco e arejado por 10 dia, mudando para um local bem iluminado e regando sempre que a terra estiver seca, as flores irão surgir cerca de dois ou três meses após o plantio.

Medicinal:
Embora seja utilizada na industria farmacêutica, o lírio-do-vale é extremamente venenoso e não deve ser utilizado sem a recomendação e acompanhamento de um profissional.

Culinário:
Não é uma boa ideia, sério.

Magia:
O lirio-do-vale é a flor do mês de Maio, na frança é uma tradição antiga no primeiro dia de maio presentear familiares e amigos com essa flor, desejando sorte e felicidade, como primeiro de maio também é o dia do trabalhador, o lírio-do-vale acabou se tornando a flor simbolo desse dia.

É regido por Mércurio e Vênus, trazendo o significado de regresso da felicidade, modéstia e servindo como amuleto da sorte, antigamente na Grécia as sacerdotisas ofereciam lírios-do-vale para a deusa hera.

Fontes:
http://plantas.digisa.com.br/flores/plantio-de-liriodovale/3405/#
http://pt.altarta.com/12_23/propriedades-medicinais-de-lirio-do-vale/
http://disneybabble.uol.com.br/br/comemorar/datas-especiais/1%C2%BA-de-maio-%C3%A9-dia-de-ganhar-l%C3%ADrio-do-vale-para-dar-sorte
http://www.astrologosastrologia.com.pt/blog/ervas/ervas-magicas-as-ervas-do-zodiaco-ervas-e-seus-regentes-planetarios/
https://www.floreseflores.com.br/index.php/flores-na-finlandia/lirio-dos-vales-flor-simbolo-da-finlandia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário