24 de setembro de 2017

Contos: Maui e a enguia

Após pescar Te Ika-a-Māui, Maui começo a explorar a ilha e notou que havia pessoas habitando o local, ele se estabeleceu na vila e se casou com uma das habitantes, Hina-a-te-lepo, a filha do pântano, com quem teve dois filhos.

Certo dia enquanto pegava água do rio para usar nas tarefas domesticas, Hina foi atacada por Tuna-roa, uma enguia gigante, que a derrubou no rio a sujando de limo, no inicio ela não contou nada a Maui, mas quando o incidente de repetiu do dia seguinte, ela resolveu contar a seu marido.

Maui ficou furioso e resolveu punir Tuna-roa, A enguia habitava um buraco no fundo do pântano no litoral de Tata-a, por causa de todo o lodo e água, Maui não conseguiria de aproximar do esconderijo de Tuna-roa, então ele foi até a floresta, realizou uma cerimonia sagrada para escolher uma árvore e com a madeira da árvore ele fez armas e ferramentas para matar a enguia.

Nesse meio tempo Tuna-roa foi até a casa de Maui e devorou os seus filhos deixando Maui ainda mais furioso e determinado a matar a enguia.

Ele cavou uma vala usando lanças e espadas encantadas, sobre o buraco ele posicionou uma rede forte o suficiente para segurar a enguia, então começou a invocar a chuva para que o rio inundasse e a água levasse a enguia até sua armadilha.

Quando Tuna-roa caiu no fosso após ser arrastado pela correnteza, a água escoou pela rede deixando a enguia presa sem ter como escapar. Maui então lançou um machado da direção de Tuna-roa e o decapitou.

Seu corpo foi cortado em vários pedaços que foram espalhados pela terra a cabeça e a cauda se tornaram peixes e enguias menores, alguns pedaços se tornaram monstros marinhos e o cabelos se tornaram trepadeiras e videiras, embora em algumas versões a enguia tenha dado origem ao coqueiro.

Fontes:
http://www.sacred-texts.com/pac/maui/maui10.htm
https://imgur.com/gallery/We1vZuj

Nenhum comentário:

Postar um comentário