10 de setembro de 2017

Contos: Maui e o sol

Algum tempo depois, quando Maui e seus irmãos estavam preparando o jantar o sol rapidamente se pôs deixando todos no escuro, irritado por ter que comer no escuro o Herói se levantou e disse:

"Porque devemos correr para terminar nossas tarefas antes que o dia acabe? Porque devemos ser escravos do sol? Eu irei capturar o sol e faze-lo a passar mais devagar pelo céu"

No inicio todos acharam que era uma piada, seria impossível alguém agarrar o sol sem se queimar, mas Maui se manteve confiante de que poderia capturar o sol.

"Eu consegui realizar muitas coisas impossíveis, roubei o fogo de Mahuika, desci até o submundo e peguei o maior peixe do mundo, tenho certeza de que com esse anzol magico e a ajuda de vocês poderemos capturar o sol"

Seu irmãos concordaram que Maui realmente havia realizado muitos feitos impossíveis, então resolveram ajuda-lo em sua missão. No dia seguinte eles colheram uma grande quantidade de linho para fazer cordas longas e resistentes o suficiente para amarrar o sol, isso levou cerca de cinco dias, por fim Maui recitou um encantamento para fortalecer as cordas:

 "Taura nui, taura roa, taura kaha, taura toa, taura aqui é Tamanuiterā, whakamaua kia mau kia ita!"

Quando a noite caiu eles viajaram em direção ao leste onde o sol nascia, coletando água dos rios e lagos por onde passavam e se escondendo embaixo de arbustos e árvores durante o dia para que o sol não percebesse que eles estavam se aproximando.

Na décima segunda noite eles chegaram em um poço profundo onde Tamanuiterā, o sol, estava dormindo, Maui ordenou que seus irmãos construíssem quatro barracas em volta do poço para esconder as cordas, na frente das barracas eles usaram a água para amolecer a terra e construir paredes para protege-los.

Quando o sol despertou e começou a se levantar a sua cabeça e ombros passaram pelas cordas que cruzavam a entrada do poço, nesse momento Maui saiu de seu esconderijo puxando uma das cordas e ordenando que os irmãos fizessem o mesmo.


Quando eles puxaram as cordas Maui recitou novamente o encantamento enquanto se aproximava da beira do poço:

 "Taura nui, taura roa, taura kaha, taura toa, taura aqui é Tamanuiterā, whakamaua kia mau kia ita!"

Enfim, ele derrubou o sol com o seu anzol magico, que começou a gritar "Por que estão fazendo isso comigo??!!"

"De agora em diante você irá viajar lentamente pelo céu, nunca mais teremos o comprimento dos nossos dias ditados por você" Maui disse.

O sol tentou se soltar novamente, mas era inutil, sua unica opção era fazer um acordo com Maui, durante o inverno os dias seria mais curtos, e durante o verão eles seria mais longos.

Com os dias mais longos, as pessoas tinham mais tempo para pescar, cozinha e fazer as suas tarefas, e Maui se tornou conhecido como aquele que retardou o sol.

Fontes:
http://eng.mataurangamaori.tki.org.nz/Support-materials/Te-Reo-Maori/Maori-Myths-Legends-and-Contemporary-Stories/How-Maui-slowed-the-sun
https://en.wikipedia.org/wiki/M%C4%81ui_(Hawaiian_mythology)#Restraining_the_Sun

Nenhum comentário:

Postar um comentário