12 de setembro de 2017

Plantas: Peônia

A peônia costuma ser considerada a flor simbolo da China, sendo associada à prosperidade, riqueza e longevidade.

Dizem que seu nome foi uma homenagem ao medico dos deuses Peon, provavelmente devido as suas propriedades medicinais.

Cultivo:
Precisa ser plantada em um local que pegue de seis a oito horas de luz por dia, é recomendável que a terra seja rica em matéria orgânica, como esterco curtido, e se possivel enriquecida com micronutrientes com a formula NPK 6-18-12.

Durante o plantio deve se tomar cuidado para que a terra cubra apenas as raízes da planta, ficando somente alguns centímetros abaixo da terra, caso o contrario o planta pode sufocar.

As regas devem frequentes dando preferencia para o inicio da manhã ou final da tarde.

Medicinal:
Possui propriedades vasodilatadoras, adstringente, hipotensora, emenagoga, diurética, antisséptica, anti-inflamatória, hepatoprotetora e sedativa, sendo geralmente usada no tratamento de anemia, cólicas menstruais,coágulos no sangue, amenorreia, e dores em geral.

A planta também pode ajudar com problemas de infertilidade nas mulheres, além de diminuir a tensão do músculos e aliviar congestão sanguínea.

Culinário:
Além de poder ser usada na preparação de chás medicinais, a peônia não costuma ser muito usada na culinária, suas sementes no entanto podem ser utilizadas como tempero

Magia:
Regida pelo sol, a peônia antigamente era usada para se proteger contra maus espíritos, desastres naturais e reverter feitiços

As sementes possuem uma fama ruim já que acreditasse que possam servir para lançar maldições se espalhadas dentro da casa ou quarto de alguem, causando discussões violentas e brigas entre aqueles que habitam o lugar.

Fontes:
http://plantas.digisa.com.br/flores/como-cultivar-a-flor-peonia/2967/#
https://www.beneficiosnaturais.com.br/beneficios-e-propriedades-da-peonia-para-a-saude/
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-peonia/
https://chinanaminhavida.com/2011/09/27/peonia-a-flor-oficial-da-china/
https://comotenersuerte.com/las-hierbas-magicas-y-sus-aplicaciones-5/
http://flores.culturamix.com/flores/peonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário