9 de novembro de 2017

Amuletos: pé de coelho

Talvez um dos amuletos da sorte mais polêmico já criado, o pé de coelho foi muito popular há alguns anos atrás caindo em desuso com o passar do tempo, principalmente por causa de movimentos de proteção aos animais.

Origem:
Antigamente os celtas acreditavam que lebres e coelhos abrigavam espíritos da natureza em seus corpos, sendo portanto considerados animais sagrados.

Com o passar do tempo esses animais se tornaram simbolo de fertilidade, saúde e prosperidade, ganhando a fama de serem bons companheiros e trazerem boa sorte, sendo ocasionalmente associados à feiticeiras.

Como carregar uma pata de coelho era mais pratico do que carregar o animal vivo, a crença de atrair sorte passou a se referir apenas à pata do coelho.

Função:
Como o coelho se tornou um simbolo de boa sorte, seus ossos e outras partes do corpo consequentemente também teriam propriedades magicas podendo ser usadas para curar doenças ou como amuleto de sorte.

No entanto perder um pé de coelho pode trazer um grande e duradouro azar o que o torna um amuleto um tanto quanto traiçoeiro.

Como é usado:
O ritual para se fazer um pé de coelho da sorte parece ter origens no Voodoo e consiste em matar um coelho dentro de um cemitério com uma bala de prata durante uma sexta-feira chuvosa de lua cheia, embora em algumas regiões o ritual deva ser feito durante a lua minguante, de preferencia numa sexta-feira 13.

Após feito isso apenas a pata traseira esquerda pode ser usada, que após secar completamente evitando o apodrecimento, deve ser amarrada com uma fita vermelha.

Fontes:
https://relatossobrenaturais.wordpress.com/2011/01/24/pe-de-coelho/
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-lenda-do-amuleto-de-pata-de-coelho.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9_de_coelho
https://www.grandesloterias.com/pt/lottery-news/article/849/p%C3%A9-de-coelho-traz-sorte.html
http://www.williangirassol.com.br/produto/chaveiro-pe-de-coelho.html
https://www.dicionariodesimbolos.com.br/coelho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário