24 de dezembro de 2017

Mitologia: Krampus

Sim eu sei, eu fiquei um bom tempinho sem postar nada, acontece que eu realmente fiquei sem qualquer ideia de posts, e na realidade eu realmente não sei que vou conseguir continuar postando como sempre fiz (escassez de ideias é uma coisa triste)

Krampus, mais conhecido como o demônio do natal, é uma figura muito em países europeus como Alemanha, Áustria, Romênia, República Tcheca, Hungria, Croácia e Eslovênia.

Durante o dia 5 de dezembro, rapazes costumam se vestir de Krampus e desfilar pelas ruas batendo correntes, sinos, e varas feitas de galhos, ocasionalmente assustando e espancando as pessoas que assistem o desfile.

Origem:
A lenda possui origens germânicas, sendo muito popular em países da região do alpes, principalmente os de língua alemã.

Antigamente ele era conhecido por vários nomes diferentes dependendo da região: Percht,  Bartl, Knech Ruprecht, etc. Somente após ser incorporado às tradições cristãs é que ele passou a ser conhecido como Krampus.

Algumas versões contam que ele seja filho de Hela a deusa da morte na mitologia nórdica, embora não há menções claras a ele nos contos.

Características:
Sua aparência pode variar de país para país, mas ele sempre é retratado como um demônio peludo de orelhas pontudas e chifres.

Algumas vezes pode possuir um pé humano com unhas afiadas e um casco, outras vezes apresenta aspectos de cabra como pés, olhos e chifres, frequentemente ele é descrito possuindo uma língua comprida o suficiente para tocar o próprio peito

Hábitos:
De acordo com a lenda, Krampus visita as casas de crianças malcriadas deixando chicotes de varas para espancar crianças ou espancando-as pessoalmente, dependendo da situação, ele pode jogar as crianças dentro do saco que ele carrega nas costas e leva-las para o inferno.

Se você sobreviver ao Krampus, então poderá receber presentes no dia de São Nicolau.

Fraquezas:
Se comportar provavelmente é a maneira mais fácil de se evitar a visita do Krampus.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Krampus
http://mentalfloss.com/article/71999/9-facts-about-krampus-st-nicks-demonic-companion
https://www.megacurioso.com.br/datas-comemorativas/40241-krampus-o-anti-papai-noel-que-captura-criancinhas-malvadas.htm
http://metalhorror.wixsite.com/metalhorror/single-post/2016/02/06/A-Origem-das-Krampus-O-Lado-Escuro-do-Natal
http://ocalafrio.blogspot.com.br/2013/05/krampus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário